considerações sobre a peça
O filme Odisséia, do ponto de vista da história, possui certa conotação com o filme Tróia. Odisséia, assim como Tróia, é um acontecimento narrado por Homero na Ilíada nos quatrocentos anos que compuseram o período homérico.
O objetivo do filme é mostrar a história de Odisseu, rei de Itaca, que partiu em guerra para Tróia, com a missão de derrotar os troianos. Essa luta se sucedeu por muito tempo. No sétimo ano de batalha, Aquiles, o melhor dos guerreiros gregos foi morto. Tróia tirou, então, o melhor dos combatentes gregos.
Foi de Odisseu que veio a idéia de construir o famoso cavalo de tróia, um gigantesco cavalo de madeira que levava dentro de si vários guerreiros gregos, que, finalmente conseguiram entrar em Tróia e destruí-la quando todos estavam dormindo, depois de muita bebedeira em comemoração àquele falso presente dado aos troianos pelos gregos. Com essa atitude astuciosa, Odisseu conquistou Tróia.
Após a vitória, Odisseu desafiou os deuses dizendo que não precisava mais deles. Isso fez surgir a fúria de Poceidon – deus do mar – que, como castigo a Odisseu, prometeu que ele iria sofrer muito. Quando partiu com seus guerreiros (que o chamavam de mestre) de volta para Itaca, a grande aventura de sua vida começa, de modo que quanto mais ele avançava, mais ele ia conhecendo o perigo e o risco de perder até mesmo a própria vida. No seu trajeto, Odisseu passou por várias ilhas, onde teve contato com várias deusas, inclusive relação com elas. Na primeira ilha, a deusa transforma os guerreiros de Odisseu em animas. Para fazê-los voltar ao mundo real, é necessário que ele se deite com ela. Enquanto permanece no castelo dela, ele não percebe que se passam cinco anos, e quando volta, já não encontra mais alguns de seus guerreiros. Só restam aqueles que foram libertados da magia da deusa. Em outra ilha, ele encontra a deusa calypso. Ali já está sozinho e, saindo de lá, vivendo outras aventuras, consegue, finalmente, retornar a Itaca, onde reencontra a sua família.
O filme, além da história de Odisseu, quer mostrar também como se dá a relação do homem com os deuses e como esses castigam àqueles, dado uma desobediência. Moral da história: o homem, naquela época, sem os deuses não era nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário